Ônibus 174 & Última Parada 174

14/01/2022

Mesma história, duas perspectivas distintas.

Sinopse: no dia 12 de julho de 2002, Sandro do Nascimento, um ex-menino de rua, sequestrou um ônibus no Rio de Janeiro por cinco horas. Após muitas negociações, o episódio teve fim trágico, culminando nas mortes de uma refém e do próprio Sandro, asfixiado em um camburão da PM. O crime foi exaustivamente explorado pela mídia, reacendendo a polêmica em torno da violência urbana.A partir desse mote, o diretor Padilha questiona-se o que fez desse sequestro um fenômeno de comunicação. O cineasta investiga ainda os motivos pelos quais Nascimento chegou àquele ponto. A história do rapaz é recontada por meio de documentos e vídeos nunca antes mostrados e depoimentos de parentes e amigos de vida na rua. Entre eles está o de Yvone Bezerra de Mello, que ficou famosa por socorrer os meninos de rua do massacre da Candelária. Sandro era um daqueles garotos. Mostra Int'l de Cinema de São Paulo - Prêmio do Juri Int'l Melhor Documentário. Sundance Film Festival - Seleção Oficial. Festival do Rio - Melhor Documentário e Prêmio da Crítica Int'l - FIPRESCI. Direção: José Padilha Elenco: Sandro do Nascimento, Rodrigo Pimentel, Luiz Eduardo Soares Ano / País de Origem: 2002 / Brasil.

Temas para debate: violência urbana; vingança privada; violência policial; vulnerabilidade das vítimas de sequestro; crimes hediondos. 

Sinopse: drama baseado em fatos reais sobre a vida do rapaz Sandro do Nascimento, menino de rua que sobreviveu à chacina da Candelária, e sequestrou um ônibus no Rio de Janeiro. Tendo uma moça como refém na mira de seu revólver, a polícia - atiradores de elite - acabou disparando e matando os dois. O fato foi transmitido pela TV. Em 2002 o diretor José Padilha, de "Tropa de Elite", transformou a história no documetário "Ônibus 174". Seleção do Festival do Rio Curiosidades. O diretor Bruno Barreto interessou-se pela história após assistir ao documentário Ônibus 174 (2002). Pela 1ª vez em sua carreira, Bruno Barreto trabalhou com não-atores ou atores com pouca experiência, vindos de grupos teatrais de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Direção: Bruno Barreto Elenco: André Ramiro, Michel Gomes, Chris Vianna, Marcello Melo Junior, Gabriela Luiz Ano / País de Origem: .2008 / Brasil - França.

Temas para debate: problemas sociais; violência infanto-juvenil; justiça da infância e juventude; ineficiência estatal; sociedade criminógena; teorias criminológicas do crime.