Zona do Crime

29/04/2021

Sinopse: o adolescente Alejandro vive num complexo residencial fechado, um refúgio para os ricos no meio da tumultuada Cidade do México. O condomínio é protegido por seguranças e cercado de uma pobreza gritante. Nas primeiras horas de seu aniversário, três criminosos da favela vizinha invadem uma das casas do condomínio. Durante a tentativa de roubo armado que se segue, uma velha moradora é morta, mas sua empregada doméstica foge e chama a polícia. Os guardas do condomínio agem de forma rápida e brutal: dois dos criminosos morrem baleados. O terceiro, Miguel, escapa e perde-se dentro da zona do crime. Será a polícia a fazer justiça ou os moradores do condomínio?

Temas para debate: desigualdade social como fator criminógeno; punitivismo; preconceitos; etiquetamento; vingança privada (exercício arbitrário das próprias razões). 

Sobre este filme, tivemos a oportunidade de publicar uma resenha na Revista Liberdades do IBCCRIM, presente aqui no site também: https://www.cienciacriminal.com/a-zona-do-crime-e-a-lei-do-mais-forte/