Obsessão

12/05/2021

Sinopse: Frances (Chloë Grace Moretz), uma doce e ingênua jovem tentando sobreviver sozinha em Nova Iorque, não pensa duas vezes antes de devolver a bolsa que encontrou no metro para sua legítima dona. Essa proprietária é Greta (Isabelle Huppert), uma excêntrica professora de piano francesa com uma paixão pela música clássica e uma grande solidão. Tendo perdido sua mãe recentemente, Frances rapidamente se aproxima da viúva Greta. As duas se tornam amigas rapidamente - mas os encantos maternais de Greta começam a se dissolver e se tornam cada vez mais perturbadores à medida que Frances descobre que nada na vida de Greta é o que parece neste thriller de suspense dirigido pelo vencedor do Oscar Neil Jordan.

Temas para debate: stalking; concurso de crimes; conflito aparente de normas penais. 

O filme "Obsessão" (2019), dirigido por Neil Jordan, não obstante as críticas que receba por sua duvidosa qualidade enquanto suspense, pode ser assistido pelo leitor como exemplo extremo de uma conduta criminosa de perseguição (stalking). Até mesmo algum sinal sobre como o tema é tratado pela polícia nova-iorquina (apesar de ser uma ficção) pode ser dali extraído. Estes exemplos extremos possuem esta importante finalidade didática, apesar de sua inocorrência pragmática. Ex-maridos ou ex-esposas (ex-companheiros em geral) talvez sejam as estatísticas mais relevantes quando o assunto é o stalking.

Ao assistir ao filme, o visitante perceberá que a agente criminosa usa da conduta de perseguição para alcançar um fim mais gravoso, qual seja, a prática do cárcere privado contra as suas vítimas. Não é nosso intuito debater ou nos prolongar em um caso cinematográfico fictício, contudo, é importante saber que, em tal situação, pode haver duas interpretações: a) há concurso material de crimes entre a perseguição e o cárcere privado, uma vez que a agente causa danos de diferentes categorias e em distintos modos e espaço temporal; b) há apenas o crime de cárcere privado, sendo a perseguição apenas o meio utilizado para se alcançar esta finalidade, tendo sido esta absorvida.